Lidando Com a Crítica de Maneira Construtiva 1 - DEVOCIONAL DE HOJE 21/05/2012

“... Uma pessoa sábia fica calma quando é insultada” – Provérbios 12:16 NLT



Como você pode distinguir a crítica construtiva da crítica destrutiva? 
Praticando estes princípios da Palavra de Deus: 
1) Decida que você lidará com qualquer tipo de crítica de forma construtiva. “Uma pessoa sábia fica calma quando é insultada”. Respostas iradas apenas causam um curto-circuito no pensamento racional e disparam reações emocionais. “Se você der ouvidos à crítica construtiva, se sentirá confortável entre os sábios. Se você rejeitar a disciplina, só se machucará; mas se der ouvidos à correção, crescerá em entendimento” (Pv 15:31-32 NLT). Pergunte sempre a si mesmo: “Posso aprender alguma coisa aqui?” 
2) Considere o caráter do seu crítico. “A testemunha sincera diz a verdade; a testemunha falsa diz mentiras. Algumas pessoas fazem observações mordazes, mas as palavras do sábio trazem cura” (Pv 12:17-18 NLT). Seu crítico é confiável? As palavras dele têm a intenção de ajudá-lo? Nesse caso, seja grato por elas e torne-se mais sábio.  “É melhor ser criticado por uma pessoa sábia a ser elogiado por um tolo” (Ec 7:5 NLT). As palavras dele têm a intenção de diminuí-lo e de ferir sua autoestima? As palavras que o tornam mais humilde têm um propósito divino, mas as palavras que o humilham não; por isso, rejeite-as. 
3) Examine a sua consciência. Paulo escreveu: “Minha consciência está limpa... é o próprio Senhor quem me examinará e decidirá” (1 Co 4:4 NLT). Se você é inocente, deixe o resultado com Deus. Só Ele vê o quadro geral. 
4) Se você for criticado por causa da sua fé, considere-se abençoado. “Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês” (1 Pe 4:14 NVI). Alegre-se quando a sua vida agradar a Deus.


Palavra para Hoje - UCB

0 comentários:

Postar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.